Num atestado de excelência sem precedentes no âmbito do design mundial, o Brasil foi o único país escolhido e autorizado a promover uma versão do prêmio IDEA Awards fora dos Estados Unidos.
Já em sua primeira edição, se revelou o mais representativo prêmio de design nacional. Entre os 53 premiados estavam presentes marcas como Caloi, Deca, Electrolux, Embraer e Motorola. A revista Época Negócios e o jornal O Estado de São Paulo dedicaram edições especiais para a divulgação dos premiados.
Em 2009, o número de premiados dobrou para 103. Entre os vencedores, dezenas de projetos estudantis receberam o prêmio representando instituições de todo o país, além de empresas como Havaianas, Nike, Nestlé, O Boticário e Pão de Açúcar.
A terceira edição consolidou definitivamente o reconhecimento da excelência do design nacional no Brasil e no exterior. Com mais de 400 projetos inscritos, entre os 78 vencedores, 9 foram premiados na versão americana, incluindo 4 Ouros. A repercussão do Prêmio em 2010 atingiu milhões de reais com divulgação em diversos canais de mídia estrangeira, dentre eles a Fast Company, apontada como a revista de negócio mais inovadora e contemporânea que existe, além da divulgação em várias mídias brasileiras, como publicações da Editora Abril, Radio Alpha FM, TV Cultura, dentre outros veículos.
Este ano não foi diferente. Foi ainda mais inspirador e consolidador. Em 2011, tivemos um grande número de inscritos e 87 premiados, dentre eles Globo News, Fiat, Electrolux, Chocolate Alpino, Make B. e outros. O prêmio é uma enorme vitrine para os designers e empresas que desejam divulgar seu projeto. Nessa edição,12% dos premiados conquistaram novos clientes e oportunidades a partir do prêmio. Além do retorno de mídia milionário.
O corpo de jurados a cada ano é atualizado conforme as tendências globais de design. São profissionais de alto nível que já trabalharam em marcas como Boeing, Apple, Motorola, Phillips, Samsung, dentre outras empresas vanguardistas, sempre alinhados com as maiores economias do mundo, trazendo assim um olhar imparcial e repleto de referências do que está acontecendo no planeta.
Sim, o Prêmio IDEA/Brasil já faz parte da história do design brasileiro.
Deixe um comentário