A cozinha, como sabemos e vemos em revistas e casas , não é mais a mesma. Ganhou status de gourmet , tornando-se de um espaço único e cheio de detalhes, quase uma nova sala de estar. E os eletrodomésticos não poderiam ficar para trás.
O que tem de novo? Tecnologia, acima de tudo. Refrigeradores cheios de atitude, fornos que fazem de tudo. Detalhes de design, uns facilitadores e outros de inspiração retrô, lembrando as peças da casa de nossas mães, quiçá avós. E ainda a customização, seja na cor – que pode ser mais de uma – seja na escolha das diferentes funcionalidades.
As cores? Foi-se o tempo da ditadura do branco. Vêm fortes e marcantes, entram em cena. E tudo isso sem esquecer de ser bonito.
Detectadas em pesquisas da Whirlpool , a influência do vintage foi observada claramente no campo da moda, música e decoração. Vestígios de elegância, glamour, feminilidade e cores dos anos 40 e 50.
Para dentro de casa, a Brastemp trouxe a releitura da escala cromática utilizada na época. “O que acontece não é uma replicação exata, mas uma reinterpretação de cores com uma pitada contemporânea”, diz o gerente geral de Design e Inovação, Mario Fioretti, sobre as cores utilizadas nos novos produtos Brastemp Retrô (geladeira e fogão). “Os consumidores investem em um eletrodoméstico diferente, como a família Retrô, que, sem dúvida, é um ponto de exclamação em suas cozinhas”, completa Fioretti. Daí as cores fortes e bem marcantes. As cores vermelho, preto e amarelo foram escolhidas para dar ainda mais impacto a produtos com muito estilo e ousadia.
A família Brastemp Retrô também ganha outro integrante: o fogão. O design traz a cara do passado e a modernidade do presente com elementos como o backsplash (complemento decorativo do fogão), grafismos e abas laterais, que remetem à década de 50.
O alinhamento do fogão quatro bocas segue o mesmo estilo vintage do refrigerador, inclusive com os detalhes cromados e a figura do tradicional esquimó. Entre as facilidades estão a mega chama e a função grill, que auxiliam na preparação de pratos. Já o timer digital avisa quando o tempo de preparo chegou ao fim e as trempes de ferro fundido esmaltadas e individuais facilitam a limpeza do aparelho. Além disso, o fogão também é econômico.
Assim, juntando inovação, funcionalidades modernas e design com a tendência retrô, o fogão traz toda a qualidade e robustez de um moderno eletrodoméstico Brastemp, com o charme e a elegância de outrora.
O estudo para a escolha destas cores foi feito olhando para a história das marcas Brastemp e Consul. No caso do vermelho, por exemplo, é uma cor que marcou muito a linha do tempo dos eletrodomésticos. Ao lado dos azuis-claros e amarelos-patinho, o vermelho era a cor que chamava a atenção, principalmente no início dos 70, quando a contracultura estava acontecendo. “Era o ‘ponto de exclamação’ das decorações naquela época”, diz Fioretti.
Nessa mistura de traços clássicos e modernos, o novo refrigerador Brastemp Retrô resgata verdadeiros ícones da história da marca: o simpático esquimó no grafismo do painel; o alinhamento vintage, tanto interno quanto externo com linhas mais curvas; os puxadores em liga de alumínio cromado; e o logo utilizado pela Brastemp nos anos 50.
Para saber mais acesse: http://www.revestir.com.br/mix
Deixe um comentário