Você sabe a diferença? Eu também não sabia e decidi pesquisar. Lá vai…
O termo vintage, foi adotado pelo mundo da moda e da decoração para designar as peças que viraram referências de uma época. “Se a palavra antigüidade nos remete aos séculos 18 e 19, a vintage se aplica para a produção do século 20”, garante o designer Ricardo Varuzza, especialista em mobiliário dos anos 1950, 60 e 70, no blog Design My Life.
As imagens seguintes são de antiguidades:
Segundo a Dani Schiavo do blog Dia de Estilo, “as peças vintage foram criadas e usadas no passado, quando fizeram sucesso e marcaram toda uma geração. São roupas, acessórios ou peças de decoração que passam de mãe para filha ou, então, são garimpadas.”
Ou seja, são peças originais usadas num contexto contemporâneo.
“Já a peça Retrô é aquela lançada com inspiração em um item de décadas passadas. O design é antigo e faz referências a itens que marcaram época, no entanto, as peças retrô são criadas, confeccionadas, comercializadas e usadas nos dias de hoje.” (Dani Schiavo)
Veja algumas peças retrô:
As três figuras acima são do designer Eniko Tolmai que produziu algumas peças retrô para Art de Vie Marché.
Só para ser bem didático: o telefone inspirado em design antigo com lugar para iphone é retrô, os telefones coloridos são vintage e o telefone dourado é antiguidade.
Ótima explicação. Realmente existe muita confusão entre os tres termos, mas a sua pesquisa foi super esclarecedora. Beijocas.
http://www.sissy-atelier.blogspot.com