Quando se fala em cozinha a gente acaba pensando que já viu tudo, que já sabe tudo, mas, sempre se pode encontrar uma informação valiosa ou prática. Como no caso do post GUIA COZINHA do site Simples Decoração (simplesdecoracao.hospedagemdesites.ws/decoracao-na-cozinha-2/ )
Seguem algumas dicas da Rosana Silva:
Por ser uma área de trabalho, a preocupação com a localização, tamanho, forma, ventilação, funcionalidade, circulação, segurança, manutenção, elétrica, hidráulica, conforto para quem trabalha e iluminação tem que ser muito maior.
Localização: O ideal é que a cozinha esteja perto da área social (área de jantar) e tenha fácil acesso para a área externa (para a chegada com compras). A cozinha pode ser ou não aberta para a sala. Neste caso é muito mais importante dar continuidade ao estilo da sala. Se esta for fechada, é bom que tenha também acesso à área íntima (quartos) sem passar pela área social.
Forma e tamanho: As mais fáceis de organizar são as quadrada e retangular. Pense, no planejamento, na quantidade de pessoas que usarão a cozinha ao mesmo tempo;
Ventilação: Pense na ventilação (criando ventilação cruzada com as janelas – prefira as que possuam algumas venezianas fixas ou não na parte superior – e portas e, principalmente se a cozinha for aberta para a sala ou não tiver uma boa ventilação, em uma ótima exaustão. O fogão deve ser posicionado fora de correntes de ar.
Circulação e funcionalidade : A melhor forma de organizar a cozinha é formando um triângulo cujos vértices são a geladeira, a pia e o fogão, nesta ordem e de forma que a soma das distâncias, em linha reta, para ir de um ao outro não seja maior que 6 a 7 metros. Se for possível, a distância da pia à geladeira deve ser a menor. Assim, vc pega o alimento na geladeira, leva à pia, prepara e leva ao fogão para cozinhar. Se isso não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. A geladeira deve ser acessada sem ter que passar pelo fogão, principamente em casas com crianças. Prateleiras de altura regulável são muito interessantes. Prateleiras estreitas acima do fogão também. Bancos, mesas e cadeiras dobráveis são ótimos para cozinhas pequenas.
Formas de distribuição:
Para o bom funcionamento de uma cozinha deve-se distribuir os seus elementos formando o que se chama“Triângulo de trabalho“, cujos 3 vértices são a pia, a geladeira e o fogão, como visto no desenho abaixo, de preferência. Esta é a forma que permite que pessoa trabalhe com o menor número de movimentos de um ponto à outro quando está preparando as refeições.
Veja as disposições na cozinha em formato de planta baixa:
Em Linha:
Retangulares em L e com ilha:
Com 2 portas:
Medidas:
Veja as medidas abaixo sobre as alturas na cozinha:
Para começar esta cozinha pequenininha onde cada coisa tem seu devido lugar…
Ufa! Agora um pouco de espaço:
Espero que tenham gostado!
Deixe um comentário