1 Trenas à mão
Fazer um lay-out básico ajuda na distribuição dos móveis. Anotar as dimensões do ambiente antes de ir as compras facilita a escolha do mobiliário.
2 Multiplicando espaços
Móveis que servem para vários usos ou passeiam pelos ambientes são sempre bem vindos em caso de pouco espaço.
3 Sala de Jantar
A distância mínima entre a mesa e a parede pode ser de 60cm, entre mesa e móvel com portas 80cm. Sempre lembrando que dimensões mínimas não garantem conforto.
4 Revestimentos
Há uma infinidade de opções para pisos e paredes, principalmente para áreas molhadas. Madeira, porcelanato, cerâmica, ladrilhos, pintura epóxi, fibra de vidro, revestimento vinílico, papel de parede… só para citar algumas… Então, planejamento é tudo antes de iniciar uma reforma.
5 Forro
Nem sempre é possível rebaixar o forro, vai depender do pé-direito original do ambiente e da sensação que se deseja alcançar.
6 Vestindo aberturas
Segundo Stephanie Durante (
Manual Antidesespero da Revista Casa e Jardim) d
eixar um
vão muito pequeno no forro de gesso para instalar a cortina é um risco, porque
o espaço necessário varia de acordo com o modelo escolhido. Cortinas com trilho
precisam de no mínimo 10 cm de vão. Já a romana, pede uma distância de 12 cm ou mais. Para instalar uma cortina
rolô e um trilho, reserve um espaço de no mínimo 17 cm.
7 Nívelamento
Se o piso interno do apartamento ficar mais alto que o externo, uma solução viável é fazer a soleira inclinada, como na foto abaixo.
8 O tamanho
das portasHabitualmente as dimensões mínimas para portas é de 60cm ou 70cm para banheiros, 70cm ou 80cm para quartos, 80cm ou 90cm para portas de entrada. A porta deste projeto tem 120cm e é pivotante.
Eu particularmente uso no mínimo 70cm para banheiros, 80cm para portas internas e 90cm para externas.
9 Tomadas
Em um ambiente planejado, pode-se instalar as tomadas e interruptores em alturas específicas para cada uso. Há, no entanto, medidas padrão para instalação destes.
10 Painéis
Para
camuflar condensadora do ar-condicionado, fiação e outros indesejáveis, vale fazer uso de painéis dos mais variados tipos.
11 QuartosCom quartos cada vez menores, garantir boa circulação é uma ginástica. A dimensão mínima livre ao redor da cama deve ser de 60cm, o ideal é 90cm.
12 Embaixo da camaÉ possível aproveitar o espaço sob a cama. As camas baú são uma boa opção.
13 Guarda-roupas
Para garantir que as roupas não saiam amassadas, a profundidade mínima interna livre deve ser 55cm.
14 Papel
de parede
Escolher o papel de parede não é tarefa fácil, dada a quantidade de opções. Se está na dúvida, optar por um desenho mais básico e cores discretas garante a longevidade da escolha.
15 Banheiros
Iluminação é tudo, no banheiro então, mais ainda.
16 Cubas
Antes de reformar o banheiro, é necessário escolher o modelo e a dimensão da cuba, e além disso, levar em consideração a estatura de quem vai utilizá-la. Em geral uso entre 85cm e 90cm medido na linha superior da cuba. No manual de instruções todos os pontos de instalação estão devidamente definidos.
17 Toalhas e papel higiênico
Definir a posição e o espaço das toalhas, papel higiênico e lixeira é indispensável para o bom funcionamento do banheiro.
18 Vaso sanitário
Na hora de escolher o vaso sanitário, o ideal é garantir 30cm a 40cm de espaço livre nas laterais. A profundidade varia muito. Uma vez escolhido o modelo, minha sugestão é fazer um gabarito da instalação no piso antes da compra, para ver se está tudo certo.
19 Cozinhas
Antes da reforma da cozinha, o ideal é escolher todos os eletrodomésticos que serão utilizados e ler os manuais de instrução. Instalação elétrica, gás e água, bem como espaços mínimos para cada aparelho, estão ali descritos, indicando dimensões e posições.
20 Fogão e Coifa
A coifa e o fogão devem estar adequados um ao outro e ambos devem ser dimensionados de acordo com o hábito alimentar da família.
21 Altura da bancada
Normalmente se usa 90cm de altura para a bancada da pia. Mas, levar em consideração a estatura de quem vai fazer uso desta área é indispensável para garantir o conforto.
22 Lava-louças e outros eletrodomésticos
A escolha de qualquer aparelho deve levar em consideração os hábitos de quem vai fazer uso deles. Tamanho, capacidade e potência são itens para se prestar atenção na hora da compra.
23
Cozinhas integradas
Cozinhas abertas ampliam o espaço visual e integram os ambientes e as pessoas. A abertura pode ser reversível com a utilização de painéis ou portas.
Agora é com você! Mãos à obra e boa reforma!!!
Imagens: projeto da Arquiteta Ariane Cristina da Rosa, em Barra Velha – SC
Deixe um comentário