A iluminação é um componente super importante na criação de um ambiente. Um bom projeto luminotécnico é capaz de transformar a atmosfera de acordo com seu desejo ou sentimento. Gosto de trabalhar intuitivamente, mas antes de enviar o projeto para execução faço um check list completo para ver se conseguirei alcançar o resultado desejado.
A seguir um compilado de informações do e dicas valiosas para você saber se acertou na quantidade de luz para o ambiente que deseja criar,
via VivaDecora.
Como calcular a luz? Aprenda a fazer um cálculo luminotécnico rápido e simplificado!
Você já ouviu de um cliente que achou que o banheiro ficou escuro ou que o quarto ficou claro demais? Então… isso não é difícil de acontecer. Porém a boa notícia é que isso é super simples de resolver usando o cálculo luminotécnico! Trata-se de um simples cálculo matemático. Preparamos um material tão completo que nem o cálculo vai precisar fazer, pois já estamos colocando a tabela prontinha! Agora é só verificar qual lâmpada ou luminária você quer usar e acertar em cheio na luz!
Para avaliar se o tipo de iluminação artificial está bem dimensionado para o ambiente, precisaremos calcular o nível de iluminância. Neste exemplo iremos considerar as porcentagens de reflectância de 10% para o piso (tom escuro), 50% para a parede (tom médio) e 80% para o teto (tom claro). Também um índice de depreciação de 80%, logo estamos superdimensionando a iluminação em 20% para garantir que durante o período de 5 anos o led vai atender o nível especificado.
Lâmpada Dicroica Led – 5w 450lm
Para a utilização lâmpada dicroica led de 5 watts e 450 lúmens em ambientes como quartos, salas, entre outros, indicaremos um nível de iluminância médio de 150 (lux) conforme normas técnicas.
Para iniciarmos, precisamos entender o conceito de trama, conforme abaixo.
cálculo luminotécnico: lâmpada dicroica led – 5w 450lm
Neste exemplo, considerando o pé direito de 2,80m de altura, para 0,90m de espaçamento entre uma lâmpada e outra, atingimos os 150 Lux recomendado para o ambiente, lembramos que o cálculo foi feito conforme o pré-dimensionamento da quantidade de pontos, a distribuição dos pontos devem ser feitos em função do layout.
imagem daqui
Lâmpada Led Bulbo 7w 510lm
Para a utilização da lâmpada bulbo led de 7 watts e 510 lúmens, deve-se observar em qual luminária essa lâmpada será utilizada, pois pode ocorrer uma perda de luz devido a absorção do tipo de material utilizado na luminária.
cálculo luminotécnico: lâmpada led bulbo 7w 510lm
Neste exemplo, para a lâmpada bulbo utilizaremos o mesmo nível de luminância de 150 Lux com o pé direito de 2,80 m e espaçamento de 1,25m entre uma lâmpada e outra nos eixos X e Y.
Devemos considerar que na cozinha e banheiro por exemplo, precisa-se de uma luz muito mais clara que a do quarto, nesse caso a quantidade de luz varia de ambiente para ambiente. Pode considerar 300 lux em cozinha residencial, 200 lux em banheiro residencial, 150 lux em quarto e sal, e 100 lux em áreas de circulação.
Utilizamos 300 Lux em ambientes que necessitam de um pouco mais iluminação, consideramos 1,42m de espaçamento entre uma lâmpada e outra.
cálculo luminotécnico: lâmpada led bulbo 10w 1090lm
Painel de Led 22 x 22cm 18w
Para a utilização do painel de led 22 x 22cm 18 watts em ambientes de 300 Lux, indicamos o espaçamento de 1,92m entre um painel e outro nos eixos X e Y.
cálculo luminotécnico: painel de led 22 x 22cm 18w
Para painel de led 30 x 30cm 24 de watts em ambientes de 300 Lux, indicamos o espaçamento de 2,22m entre um painel e outro nos raios X e Y.
cálculo luminotécnico: painel de led 30 x 30cm 24w
Lâmpada Tubular Led 120cm 1.200lm
Para a utilização da lâmpada tubular led 120cm 1.200 lúmens que pode variar de 18 a 20 watts em ambientes que necessitam de 300 Lux, indicamos o espaçamento de 2,04m entre uma lâmpada e outra nos eixos X e Y.
cálculo luminotécnico: lâmpada tubular led 120cm 20w
Escritórios e Ambientes Comerciais 500 lux
Para ambientes comerciais, escritórios, bancos, biblioteca entre outros, utilizando o painel de led de 30 x 30cm de 24 watts para chegarmos a 500 lux, dimensionamos o espaçamento de 1,72cm entre um painel e outro nos raios X e Y.
cálculo luminotécnico: comercial painel de led 30 x 30cm 24w
Para painel de led 50 x 50cm 40 watts para proporcionar 500 lux ao ambiente, indicamos o espaçamento de 2,08m entre um painel e outro nos eixos X e Y.
cálculo luminotécnico: comercial painel de led 50 x 50cm 40w
Para a utilização da lâmpada tubular led 120cm em ambientes que necessitam de 500 lux, indicamos o espaçamento de 1,58m entre uma lâmpada e outra nos eixos X e Y.
cálculo luminotécnico: comercial lâmpada tubular led 120cm 20w
Pé direto duplo 5m
Para utilização de painel de led 30 x 30cm 24 watts para chegar em 500 lux com pé direito alto de 5m, indicamos um espaçamento de 1,69m de um painel para o outro nos eixos X e Y.
cálculo luminotécnico: pé direito duplo painel de led 30 x 30cm 24w
Para painel de led 50 x 50cm 40 watts em ambientes de que necessitam de 500 Lux, com pé direito alto de 5m, indicamos o espaçamento de 2,04m entre um painel e outro nos eixos X e Y.
cálculo luminotécnico: pé direito duplo painel de led 50 x 50cm 40w
Para a utilização da lâmpada tubular led 120cm 1200 lúmens em ambientes que necessitam de 500 Lux, com pé direito alto de 5m, indicamos o espaçamento 1,56m entre uma lâmpada e outra nos eixos X e Y.
cálculo luminotécnico: pé direito duplo lâmpada tubular led 120cm 20w
Tabela de pré-dimensionamento
cálculo luminotécnico: tabela
Tabela de iluminância por ambiente em lux
- Sala Luz Geral – 100 / 150
- Sala (ler, estudar, costurar) – 400
- Sala de Jantar – 50 / 200
- Dormitório Luz Geral – 100
- Dormitório Cabeceira da Cama – 150
- Banheiro Luz Espelho – 300
Dicas para acertar na quantidade de lâmpadas
Ambientes de trabalho, vestimenta e maquiagem, requerem mais luz, considerar de 300 a 500 lux.
- Ambientes para descanso, assistir tv, dormir e comer necessita de uma luz mais baixa. Considerar em torno de 150 lux.
- Cores escuras na parede, requerem mais luz, neste caso, arredonde os resultados para cima. Porém considere que a luz “desbota” um tom escuro, não se trata do desbotamento natural, sim da percepção de um tom mais claro. Se a ideia é que o tom fique realmente “saturado” e escuro coloque pouca luz.
- Cada ambiente tem uma diferente necessidade de luz, incluindo a cor da mobília, cor das paredes e quantidade de aberturas de iluminação natural. Esse cálculo é apenas um pré dimensionamento para se chegar a uma sugestão de quantidade que deve ser posteriormente calculada para se validar. A Ilunato oferece um curso de iluminação gratuito e on-line que ensina fazer um cálculo detalhado por meio do programa Relux (versão gratuíta). Lá é possível importar a planta do ambiente no formato DWG AutoCAD e misturar diversos tipos de luminária. O programa cria um modelo 3D para que se possa visualizar como vai ficar o resultado final da iluminação.
- Quanto maior a altura do teto, maior a quantidade de luz necessária. A luz é inversamente proporcional ao quadrado da distância. Se uma fonte luz proporciona 100 lux a um metro de distância, vai proporcionar apenas 25 lux a 2 metros de distância. Reforçando é ao quadrado. Dobra a distância, o fluxo foi para apenas ¼!
- Um ambiente bem iluminado, costuma ter mais de um ponto de luz. Complete a luz central do ambiente com luminárias, spots e arandelas.
- A área de serviço costuma ter aberturas de iluminação natural, que são mais usadas durante o dia. Se não for o caso, considere para o cálculo uma luz mais forte, como a do home office.
- A tonalidade da luz que a lâmpada emite no ambiente é um ponto importante que deve ser levando em consideração na hora da escolha.
Hoje em dia estão disponíveis os mais variados tipos de lâmpadas, de diversos materiais. Saber utilizá-las da melhor forma será essencial para um ambiente ficar ainda mais charmoso.
Para ler a matéria na íntegra, click aqui
Deixe um comentário