Texto VivaDecoraPRO | Imagens Ariane Rosa Arquitetura
O banheiro, apesar de ser um ambiente pequeno, necessita de uma iluminação bem elaborada. Afinal é um local onde são executadas diversas tarefas e algumas necessitam de acuidade visual. Se atente a esses pontos para fazer um bom projeto de iluminação ideal para banheiro!
Quando você chega em casa depois de um longo dia cheio de agitação e stress no trabalho, um bom banho relaxante pode ser exatamente o que você precisa para começar a recarregar as energias. A iluminação do banheiro adequada ajudará a desfrutar plenamente dos benefícios de um bom banho.
Um dos fatores mais importantes do ambiente é a escolha da iluminação, e para o banheiro não deveria ser diferente. Uma boa iluminação deve oferecer a condição ideal para realizar as atividades diárias sem esforço e com prazer.
Na verdade, hoje existe uma infinidade de opções de iluminação de banheiro com diferentes designs que compõem a decoração como um todo. Seja de vidro, cristal brilhante ou acrílico, sua estética pode ajudar na composição final do ambiente. Além da combinação, da iluminação técnica funcional com peças decorativas.
Ao iniciar um projeto luminotécnico, deve-se considerar a utilização do banheiro em diferentes horários do dia. Não existe uma fórmula exata que determina a iluminação ideal, mas é importante descobrir o tipo de lâmpada e luminária que mais se adéqua e atinja a expectativa com o efeito de iluminação desejada. E como o banheiro é o cômodo onde mais se comete erros de iluminação, separamos alguns tipos de iluminação com regras valiosas que ajudarão a compreender melhor às necessidades deste ambiente.
Tipos de iluminação para o banheiro
Na hora definir o projeto de iluminação para banheiro, pense primeiro na iluminação geral, isto é, aquela que irá preencher a luz do espaço por inteiro. Depois planeje os focos específicos para a execução de tarefa, como as áreas da bancada e do box. Evite colocar sobre o vaso sanitário por duas razões: uma é trazer conforto para a pessoa sentada e a outra é para não deixar o vaso como um ponto de destaque. Para luz de leitura nessa área aposte em luz geral, não em luz localizada.
Banheiro com lustre
Para uma iluminação mais elegante, sofisticada e atrativa utilize o lustre de cristal. Sua iluminação suave reluz por todo o ambiente de forma uniforme e confortável.
Plafon no banheiro
Utilize plafons de sobrepor como iluminação geral no banheiro. Com amplo ângulo de abertura, uma peça de acrílico leitoso, ou vidro silkado. Esse tipo de luminária fornece uma quantidade de luz uniforme, intensa e eficiente. Funcionam muito bem como fonte de luz geral no ambiente.
Quando não se tem forro de gesso, o plafon é uma excelente luminária para luz principal de banheiro, já que a sua intensidade ajuda a destacar o ambiente como um todo.
Arandela no banheiro
Para um ponto de destaque, vale investir em luminárias com design mais moderno. A vantagem é que sempre existe um modelo de arandela que se adeque ao ambiente. Neste caso foi utilizado como iluminação de destaque com luz direta sobre a bancada da pia.
Elegantes e tradicionais, as arandelas são posicionadas em ambos os lados do espelho do banheiro, com dimensionamento entre 35 a 40 centímetros de distância, assim proporcionam uma luz indireta, uniforme e menos cansativa ao local.
Espelho com iluminação no banheiro
Para fonte de luz atrás do espelho utilize fita de LED. Esse tipo de iluminação possui baixo consumo, fácil instalação e controle de intensidade, é ideal para a utilização na bancada do banheiro.
Sua iluminação de baixa intensidade cria um efeito decorativo sobre o local. É ideal para quem deseja um efeito mais intimista em tons escuros. Caso contrário, apenas a sua iluminação como fonte de luz geral é insuficiente, o ideal é utilizar em conjunto com uma iluminação geral no ambiente. Lembrando que essa solução tem caráter decorativo. Ela “descola” o espelho da parede, não serve para luz funcional de bancada.
No caso do banheiro, crie uma sistema de iluminação complementar. Caso seja um lavabo que se tem o objetivo de deixar o ambiente escuro, é uma boa solução. O que ocorre é que se tem um pequeno aproveitamento do pacote total de luz produzido. Se precisar de luz crie uma moldura ou aplique no espelho um perfil de led, que é um sistema que permite alto rendimento da luz e ainda oferece conforto visual pois tem difusor.
Nesse caso o espelho também ganha destaque com a lâmpada fluorescente. Esse tipo de lâmpada proporciona uma intensidade de luz maior. Sua estética atrás do espelho é uma ótima aposta para a bancada.
Sanca para banheiro
A sanca de gesso aliada a uma boa iluminação no banheiro, serve para dar destaque a alguma parte no ambiente com efeito limpo e moderno. Neste caso a banheira ganha destaque com a sanca aberta, sua forma decorativa proporciona uma atmosfera relaxante ao local.
O rasgo de luz representa uma forte tendência na decoração do ambiente. Aliado a um pefil de led que forneça a luz ideal, tem o poder de proporcionar ao ambiente uma luz indireta acolhedora e intimista. Além disso o perfil é fechado e protege o led do vapor e da sujeira.
O efeito da iluminação com diferentes tipos de sanca, pode fornecer um contraste moderno e interessante no local com uma luz indireta e aconchegante. É interessante para destacar materiais.
Spot para banheiro
Os spots embutidos sobre a pia são modernos e reforçam a iluminação de forma eficiente no local. Sua iluminação é 100% repassada ao ambiente. Com diversos modelos e diferentes tipos de lâmpadas, são excelentes para uma iluminação direcionada no banheiro.
Seu foco fechado é o ideal para áreas como a bancada, que necessitam de uma concentração maior de luz.
Trabalhe no mínimo com 2 pontos, deixe centralizado com a largura da bancada. A distância mínima da parede deve ser de 20 cm para não desestabilizar o forro de gesso. Coloque um ponto a cada 50 cm. Pode usar spot fixo porque o facho deve sempre estar direcionado para baixo. São indicadas lâmpadas de led no formato de mini dicroica e dicróica, lembrando que o led não emite infra vermelho, logo, não esquenta.
Na área do box o ideal é a lâmpada de led no formato de PAR20 com IP65. Ela é vedada, resistente ao vapor e tem uma lente rugosa deixando uma luz localizada em todo box, não tão pontual.
A criatividade é sempre uma alternativa que deve ser levada em conjunto com a iluminação do ambiente. Os spots de embutir são um tipo de luminária que funciona muito bem em qualquer tipo de ambiente. O ideal é sempre utilizar de acordo com a funcionalidade que o local requer.
Para quem deseja um ambiente mais aconchegante e acolhedor no banheiro, os spots com luz indireta são a escolha ideal, ainda mais em conjunto com outras fontes de iluminação que proporcionam diferentes sensações ao ambiente.
Para o box do banheiro, posicione pontos de luz de forma a evitar a sombra da ducha ou chuveiro. Tenha a preferência por um spot direcionado, assim você poderá direcionar a iluminação para onde desejar no local, sem causar sombreamento.
Pendente no banheiro
Esse tipo de proposta com pendente é bem interessante para criar mais que um ponto de iluminação no ambiente. O pendente sobre a bancada deve seguir as dimensões da região para que sua luz não fique desproporcional, carregando demais a iluminação no local.
A bancada deve servir de apoio para rotinas diárias como fazer a maquiagem ou a barba. É preciso planejar bem a iluminação deste local para que a luz seja suficiente para esse tipo de atividades.
Os pendentes funcionam muito bem como ponto focal, já que a luz geral do teto cria sombras no rosto, e acabam apenas por clarear superficialmente o ambiente como um todo.
Para se conseguir uma boa iluminação de espelho de bancada, o ideal é trabalhar com no mínimo dois pontos de luz um de cada lado. Não projete a luz por cima, isso cria “marcas” na face, por exemplo a cavidade dos olhos vão ficar sombreadas. Se usar a luz lateral não terá esse problema. Também use arandelas difusas com dimensões grandes, com diversas lâmpadas de baixa intensidade. Isso permite trabalhar com um alto nível de iluminância sem ofuscar.
Utilize luminária pendente de luz com facho de luz fechado, com destaque sobre a bancada. Isso funciona em lavabo onde pode se trabalhar um um nível de iluminância baixo. Se o ambiente for pequeno pode apostar só no pendente.
Regras essenciais para um bom projeto de iluminação para banheiro
> O posicionamento das luminárias deve ser pensado de acordo com a composição, layout do ambiente e a funcionalidade do local;
> Considere que as cores das paredes podem modificar a iluminação desejada. Paredes com tonalidade mais escura absorvem mais a luz, então utilize lâmpadas com maior intensidade de luz;
> Para um ambiente mais aconchegante, utilize spots com luz indireta;
> Se quiser deixar o banheiro elegante, utilize um lustre ou sanca;
> Deixe a área da bancada da pia bem iluminada;
> A temperatura da cor da lâmpada também deve ser levada em consideração, visto que pode haver modificações indesejadas nas cores, principalmente no caso de maquiagem. A indicação de temperatura de cor é entre 3.000K e 4.000K e o índice de reprodução de cor deve ser superior a 80%.
> O nível de iluminância médio pode ser de 200 lux no banheiro e a luz localizada na bancada deve ser de 500 lux. Para lavabo, pode-se “flexibilizar” essas recomendações.
Deixe um comentário