Assim é conhecido Jean-Marie Massaud, designer francês nascido em Toulose, na França, que tem revolucionado os conceitos do design moderno com a idéia da simbiose entre homem, natureza e espaço.
Massaud se formou em 1990 na ENSCI (École Nationale Supérieure de Créacion Industrielle), em Paris, e passou a trabalhar com Marc Berthier. Dez anos depois, ele abriu o Studio Massaud em sociedade com Daniel Pouzet, e sua carreira deslanchou com projetos grandiosos de design e arquitetura.
A versatilidade de Massaud possibilitou que ele desenvolvesse projetos que vão desde móveis até produtos, como vidros de perfume e equipamentos industriais. Gigantes como Yamaha, Cassima, Cappellini, Axor e as badaladas marcas Armani e Baccarat, já fizeram parcerias com o designer e seu trabalho focado na “art de vivre”, assim como a Lâncome e a Renault, que tiveram a identidade redefinida pelo francês.
Suas criações ganham destaque por deixarem de ser meros objetos, e se transformarem em esculturas funcionais que dispõem de tecnologia e capacidade de interação, tudo com muita novidade e vitalidade, elementos muito presentes em seus trabalhos.
A combinação de inteligência com sentimento, e de natureza com cultura, são os objetivos principais do francês, que produz um tipo de design orgânico, por acreditar que a natureza é o bem mais precioso e deve sempre levada em consideração ao realizar qualquer tipo de projeto.
A percepção de que o design e a arquitetura são complementares, fez Massaud se aventurar como arquiteto projetando espaços como o Vulcano Stadium com 50 mil lugares, em Guadalajara, no México; o Tribeca Condominium Towers, em Nova York; e o Tanabe House, no Japão.
O mais comentado projeto do designer atualmente é o Manned Cloud, desenvolvido em parceria com a ONERA, agência espacial francesa. O Manned é um eco-hotel voador instalado em um balão dirigível XXL com formato de uma baleia branca, e capacidade para 40 passageiros. O projeto propõe que as pessoas conheçam áreas inacessíveis – principalmente por falta de estrutura como aeroportos e hotéis – e ainda façam a viagem sem poluir os céus. Além dos confortáveis quartos, o dirigível ainda possui biblioteca, sala de fitness e restaurante. Design moderno e consciência ecológica, muito contemporâneo!
Para saber mais acesse: http://taste.uol.com.br/news/templates/noticia.asp?idNoticia=8367
http://www.massaud.com/site/en/#/jmm/bio
Deixe um comentário