Pensar na decoração dos imóveis no estilo de vida contemporâneo significa reorganizar ou planejar os espaços de forma que ofereçam praticidade e funcionalidade para o dia a dia a principalmente quando se considera a oferta de metragens e plantas cada vez menores. Uma tendência que acompanha a necessidade de minimizar a bagunça e otimizar a limpeza e organização dos espaços. Ao equilibrar a comodidade e o conforto visual, por mais difícil que isso pareça, ganha-se em dimensão e beleza. Uma das estratégias mais utilizadas pela arquitetura e os profissionais de decoração são os móveis multifuncionais, planejados para proporcionar uma organização inteligente dos ambientes e deixar sua casa mais prática.
Pensar na disposição desses móveis reflete na otimização da circulação, no desenho dos fluxos, conforto, deslocamento, novas formas de ocupação dos espaços, inovação dos interiores das casas e apartamentos em Itajaí, contribuindo para facilitar as tarefas diárias. Ao desencadear flexibilidade e diversas possibilidades de uso, os móveis multifuncionais vão além de sua função básica na decoração, agregando outros valores e ganhando novos sentidos. Vamos conhecer alguns exemplos dessa tendência que pode ser utilizada na sua casa em Itajaí.
As mesas dobráveis podem ser usadas na decoração agregando novas funcionalidades. Estas, quando fechadas, ganham uma nova cara e servem como aparadores. Também servem para acomodar quadros, jarros, plantas e outros itens decorativos que deixam mais equilibrado e dinâmico. As mesas de jantar também vem se transformando e hoje o mercado oferece diversos modelos que podem ser recolhidas quando não estão sendo utilizadas para refeições, deixando aquele espaço livre para acomodar outro uso, por exemplo.
Este modelo de móvel multifuncional, conhecida por muitos como cama baú, busca otimizar uma grande espaço da base e aproveitar o espaço livre que grande parte das camas têm. Isso pode ser possível acoplando vários nichos na base que pode ser utilizada ao ser elevado o colchão. Neste exemplo, a própria cama vira um espaço para armazenar livros e revistas, que seria perdido com alguma estante ou com prateleiras pelo quarto. As vantagens estão diretamente ligadas a estética, nova utilização da cama com base para livros que ganha incentivo para momentos de lazer e conhecimento.
Além disso, para quem adotou o trabalho híbrido na quarentena– presencial e a distância – uma mesa multifuncional individual, móvel ou fixa mesmo para servir de cantinho de home office na pode resolver o problema da falta de espaço para um escritório, por exemplo. As aplicabilidades são diversas: apoio na decoração, para livros, adornos, controle remoto, lanche, notebook, já que o design permite que ela se encaixe no colo da pessoa, seja pequena para acomodar no colo num trabalho rápido e menos dispendioso, na integração de design e praticidade e versatilidade. Outra opção que pode ajudar no seu home office e na ergonomia correta é a possibilidade de apostar em uma penteadeira 2 em 1, que por ser mais compacta e dinâmica, com espelho e espaço para organizar maquiagem e acessórios, também pode se transformar numa escrivaninha moderna e facilitar a otimização do espaço.
Estes são coringa na decoração pois além de deixar o espaço mais elegante e charmoso, refletem bem a luz, dão sensação de amplidão, ressaltam algum ponto visual de seu interesse e permite renovar algum canto do ambiente até subutilizado. O espelho aplicado, por exemplo, numa porta de correr pode dar outra cara ao seu quarto. Além disso, ganha utilidade com um organizador interno, onde é possível esconder um móvel que acomode bijuterias, gravatas, perfumes e sem ocupar espaço.
As mesas de centro, que por alguns designers é considerado obsoleto e desfuncional, vem ganhando nova roupagem e hoje é um objeto do mobiliário cada vez mais requisitado na decoração de sala. Novas adaptações foram desenvolvidas como forma de potencializar a utilização do espaço, transformando-se num banco para acomodar as visitas, por exemplo, ou num modelo de passa prato para colocar petiscos e demais aperitivos numa reunião familiar ou de amigos mais informal. Além disso, algumas vem acopladas com gavetas ou nichos embutidos. Neste sentido elas podem usadas para guardar objetos sem destino específico ou pertencentes ao ambiente da sala de estar e que as vezes deixam a organização prejudicada quando visíveis como controles remotos, revistas, e CD’s e DVD’s de música ou de jogos.
Um dos objetos mais antigos e temidos do mobiliário, vem se destacando na organização dos espaços a medida que conseguem agregar novas funções e detalhes uteis e esteticamente agradáveis de acordo com as necessidades modernas. Neles podem ser projetados nichos e gavetas para guardar objetos pessoais ou decorativos facilitando aqueles quartos que tem pouco espaço para acomodar os brinquedos das crianças. Ainda é possível desenvolver beliches com prateleiras e mesas embutidas como espaço de estudo e/ou trabalho, sendo um coringa quando se trata de móveis multifuncionais.
Os puffs dão um charme a sua sala de estar a medida que pode ser empregada de maneira mais descontraída como mesa de centro, acomodando as visitas, apoiando petiscos ou como extensão do sofá para ter mais conforto. O puff assim pode se transformar em mesa de centro, num banco para a varanda, numa mesa de cabeceira, numa mesa lateral da sala, sem prejuízo da estética. Além de serem decorativos, pois podem assumir cores, tamanhos e modelos diversos, valorizando um canto do espaço ou equilibrando o restante da decoração, os esses assentos também podem ser muito úteis para apartamentos conjugados ou lofts, deixando-os mais versáteis e integrados. É sem dúvida um móvel multifuncional que se encaixa em qualquer decoração.
Gostou do nosso artigo e quer conhecer mais sobre as novidades do mercado? Então acesse as nossas redes sociais e acompanhe nossas postagens.
Deixe um comentário