Com a chegada do inverno o jardim pede alguns cuidados especiais, afinal, ele precisa estar preparado para suportar as baixas temperaturas e chegar à estação das flores ainda mais vivo e colorido.Então não perca tempo, preste muita atenção nas dicas dos paisagistas e arregace as mangas.
Transplante O transplante é outra tarefa indicada na estação das baixas temperaturas, pois por estarem em dormência, as plantas sofrem menos danos. Ao realizá-lo, elimina-se parte das raízes e, consequentemente, a área de contato com o solo – pela qual a planta absorve a maior parte da água e nutrientes que necessita – é reduzida. “A vantagem é que no inverno muitos exemplares estão sem folhas e gastam pouca energia para sua sobrevivência”, explica Contesini. Para replantar as mudas, faça covas com abertura compatível com as dimensões da planta e não economize no tamanho do torrão. Adube corretamente com produtos de origem orgânica, misturados a macro e micronutrientes.Para essas tarefas não esqueça de utilizar instrumentos bem afiados e limpos para não esmagar os ramos ou contaminá-los.
Poda De acordo com a engenheira agrônoma e paisagista Daniela Infante, o abaste deve ser realizado somente no final da estação a fim de induzir a brotação durante a primavera. “No frio, as espécies vegetais ficam com o metabolismo desacelerado e entram na chamada fase de dormência. Portanto, podas não são recomendadas.” Apenas limpe as plantas, removendo galhos e folhas mortas. Mas fique atento para não extrair galhos que contenham botões florais em formação. Retire também os galhos mortos ou doentes e aqueles que estiverem impedindo a luz do sol de atingir o exemplar.
Rega Como esse período é marcado pela baixa umidade relativa do ar e escassez de chuvas, as espécies vegetais podem sofrer com a falta de água. “Para não prejudicar o desenvolvimento das plantas é aconselhável borrifar água em suas folhas freqüentemente”, afirma o engenheiro agrônomo e paisagista Mauro Contesini. Porém, não se deve encharcar o solo, pois a evaporação nessa época é menor e o excesso de água pode gerar doenças causadas por fungos e apodrecer as raízes.Os paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo Camargo Gomez, da Folha Paisagismo, têm uma dica simples para testar a umidade do solo. “Basta colocar o dedo na terra. Se estiver encharcada, cesse a irrigação.”
Adubação No inverno, a adubação é indicada somente para espécies que se desenvolvem ou florescem durante o frio.Para realizá-la, é necessário revolver a terra antes de aplicar o adubo. “Dê preferência a produtos com ingredientes orgânicos (compostos de esterco, húmus de minhoca, farinha de osso e torta de mamona), que não precisam de tanto rigor no momento da dosagem porque são gradativamente absorvidos pelo solo”, afirmam os irmãos Gomez. No caso dos fertilizantes adquiridos em lojas de jardinagem, existem alguns específicos para determinadas plantas.Outra opção são os compostos NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) nas proporções 10.10.10, pois contêm ingredientes importantes para o desenvolvimento das espécies vegetais já formadas. “Para exemplares que produzem flores e frutos, o mais indicado é o composto NPK 4.14.8”, ressaltam.
Imagens da internet
Deixe um comentário