Roskilde, Dinamarca
2013
(Para ver o post na íntegra acesse
aqui.)
A cidade de Roskilde, na Dinamarca, vinha sofrendo com as suas ruas inundadas em períodos de chuva e a prefeitura local achou uma solução criativa e um tanto quanto divertida para o problema.
Em vez de ocuparem o local com estruturas de contenção convencionais, os arquitetos propuseram uma pista de skate que integra uma área pública recreativa.
O escritório Nordach, que contem arquitetos especialista em skateparks foi o responsável pelo projeto. Eles justificam a proposta de maneira simples: “Skatistas não praticam o esporte quando está chovendo e canais de água não são utilizados quando estão secos. Queríamos um lugar que fosse completamente útil para a cidade”
A pista consegue conter 23.000 metros cúbicos de água da chuva e foi uma das estruturas mais econômicas do país para resolver os problemas causados pelas tempestades.
A funcionalidade do sistema de drenagem sempre foi prioridade no projeto, o que foi um desafio para o Studio Nordach.
Acostumados a desenhar pensando na fluidez do esporte e na experiência na pista, eles tiveram que focar em outras qualidades enquanto projetavam para a cidade de Roskilde. “Para a água correr de maneira correta, existia um número de dimensões, distâncias e ângulos que tornaram a pista de skate singular”, dizem os arquitetos.
Nos períodos do ano em que não chove, o espaço serve como uma grande área recreativa. Além da pista de skate, o projeto abriga um playground, espaços para churrasco e academia pública.
O projeto fica localizado perto da antiga fábrica de concreto Musicon, que se tornou sinônimo de revitalização urbana após vários empreendedores colaborarem para transformar o local em um foco de cultura, lazer e educação.
Deixe um comentário